Acima das Nuvens

Não é fácil envelhecer. Lidar com o tempo passando em nosso próprio corpo e em nossa própria mente é uma das coisas mais complicadas pelas quais temos que passar. Nossa perspectiva sobre as coisas muda e nossos conflitos vão ganhando novas roupagens. É esse o drama vivido pela personagem Maria Enders, interpretada por Juliette Binoche no novo filme do diretor e roteirista francês Oliver Assayas. 

Maria é uma atriz de meia idade com grande prestígio internacional que se depara com uma questão inusitada: após a morte do diretor Wilhelm Melchior, responsável por revelá-la em sua juventude, ela é convidada para atuar novamente no remake da mesma peça que a lançou. A obra é sobre o amor conflituoso de duas personagens, uma jovem secretária e sua chefe bem mais velha. Maria, que no passado havia interpretado a personagem jovem e sedutora, dessa vez teria o papel da chefe. A partir dessa premissa se inicia a jornada de Maria: a aceitação da própria velhice a partir da personagem que interpretará. Assayas consegue criar situações muito inteligentes onde Maria e sua jovem assistente, Valentine, ao ensaiar as falas da peça, se envolvem tanto com as personagens que chegam a misturar sua própria vida com a delas.

Essa metalinguagem narrativa é um dos pontos fortes do filme. Outros tema bastante abordado por Assayas é a era das sub-celebridades em que vivemos. Nesse contexto, Valentine é a jovem que está por dentro de todas as fofocas do mundo dos famosos, enquanto Maria se mantém afastada disso por pura falta de interesse. Ao perceber em seu próprio trabalho que a arte em si vai perdendo espaço para questões como: "essa atriz está namorando aquele ator", Maria percebe que, apesar de ignorar essa realidade, não pode negá-la. Acima das Nuvens teve sua estreia mundial no Festival de Cannes 2014, esteve em cartaz na última mostra de cinema de São Paulo e está previsto para estrear nos cinemas brasileiros em janeiro de 2015. 


Clouds of Sils Maria 
EUA, FRA , 2014 - 123 minutos. 
Direção: Olivier Assayas 
Roteiro: Olivier Assayas 
Elenco: Juliette Binoche, Kristen Stewart, Chloë Grace Moretz 

Sinopse: No auge da carreira, Maria Enders é convidada para atuar numa remontagem da peça que a tornou famosa há 20 anos. Naquela primeira versão, ela atuou no papel de Sigrid, uma jovem sedutora que leva sua chefe, Helena, ao suicídio. Agora, no entanto, ela é convidada para o outro papel, o de Helena.O papel de Sigrid é dado a uma jovem estrela em ascensão em Hollywood com uma inclinação para polêmicas.
Jéssica Mondono / CinePlay